INFERNO
ESCATOLOGIA CRISTÃ
RELIGIÃO E PARAPSICOLOGIA
ACRISOLANDO O OURO DA FÉ CRISTÁ
“QUEM NÃO TEM DEUS, TEM ÍDOLOS
QUEM NÃO TEM FÉ, TEM CRENDICE
QUEM NÃO TEM RELIGIÃO, TEM SUPERSTIÇÃO”
(PADRE QUEVEDO)
INFERNO, O QUE É? SEGUNDO O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, INFERNO É O ESTADO DE LIVRE E DEFINITIVA AUTO-EXCLUSÃO DA COMUNHÃO COM DEUS E COM OS SANTOS, BEM-AVENTURADOS. A PRÓPRIA PESSOA EM PECADO GRAVE, IMPENITENTE, RECUSA O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS. (CF. CIC 1033). É O PRÓPRIO SER HUMANO, HOMEM OU MULHER QUE DÁ AS COSTAS A DEUS.
NÃO É DEUS QUE EXPULSA A QUEM QUER QUE SEJA DA SUA PRESENÇA. A PARÁBOLA DO “FILHO PRÓDIGO” ILUSTRA, DE CERTA MANEIRA, ESSE TRISTE DESENCONTRO ENTRE PAI E FILHOS: O FILHO MAIS VELHO RECUSOU PARTICIPAR DO BANQUETE QUE O PAI HAVIA PREPARADO PARA COMEMORAREM JUNTOS, O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO À CASA PATERNA. ELE, O MAIS VELHO CONSIDERADO BOM FILHO SE EXCLUIU POR CONTA PRÓPRIA (CF. LC 15,11S).
POR ISSO, A CRIAÇÃO DO INFERNO NÃO PODE SER ATRIBUÍDA A DEUS, QUE É INFINITAMENTE BOM. DE UMA MESMA FONTE NÃO PODE JORRAR ÁGUA DOCE E ÁGUA AMARGA. INFERNO É O PRÓPRIO HOMEM OU PRÓPRIA MULHER QUE CRIA PARA SI.
OBSERVEM UM DETALHE IMPORTANTE. O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA NÃO FALA SE O INFERNO É EM ALGUM LUGAR. MAS FALA DE UM ESTADO DA PESSOA CONDENADA. ISTO É, O INFERNO NÃO É UM LUGAR GEOGRÁFICO PARA ONDE OS CONDENADOS VÃO, MAS TRATA-SE DE UMA SITUAÇÃO, UM ESTADO DE FRUSTRAÇÃO TOTAL, DE EGOÍSMO, SOLIDÃO E ÓDIO EXPERIMENTADO PELO CONDENADO.
Á SITUAÇÃO DO CONDENADO É COMO A DE UMA PESSOA HUMANA QUE SE SENTE COMO MEMBRO AMPUTADO DO CORPO QUE LHE DÁ VIDA, SOFRE A MORTE NA INCAPACIDADE DE AMAR E NA IMPOSSIBILIDADE DE SER AMADO PARA SEMPRE.
ORÍGENES, FAMOSO ESCRITOR SACRO DA IGREJA DO SÉCULO III, AFIRMA QUE AS TORTURAS SOFRIDAS NO INFERNO SÃO PROVOCADAS PELA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA DO PECADOR. O ESCRITOR INTERPRETA O FOGO DO INFERNO A NÍVEL SUBJETIVO, INTERNO, REJEITANDO A NOÇÃO DE TORMENTO EXTERNO ONDE O HOMEM SEJA MERGULHADO POR OUTROS. O FOGO MENCIONADO NAS ESCRITURAS É O PRÓPRIO TORMENTO INTERIOR DO CONDENADO, OCASIONADO PELA PERDA DO ÚNICO BEM EXISTENTE QUE É O PRÓPRIO DEUS.
IMPORTANTE. O INFERNO NÃO OCUPA O CENTRO DA PREGAÇÃO DE JESUS. SEU ANÚNCIO É SOBRE O REINO DE SALVAÇÃO E NÃO DE CONDENAÇÃO. A PREGAÇÃO DE JESUS DESTINA-SE A COLOCAR O SER HUMANO FRENTE A UMA DECISÃO RADICAL: A FAVOR OU CONTRA DEUS, DO LADO DA SALVAÇÃO OU DA CONDENAÇÃO. CONSCIENTE DA IMINÊNCIA DO REINO DE DEUS JESUS PROPÕE UMA DECISÃO RADICAL DE MUDANÇA DE VIDA. É NESTE CONTEXTO QUE SE COLOCA A PERDIÇÃO ETERNA COMO CONSEQÜÊNCIA DA RECUSA EM ASSUMIR E LEVAR AVANTE ESSE DESAFIO.
NÃO HÁ NA BOCA DE JESUS, UM JUÍZO CONDENATÓRIO, QUE LEVE O SER HUMANO À MORTE ETERNA COMO PROVINDA DE DEUS, MAS COMO AUTO-JUÍZO. NÃO ACOLHENDO A SALVAÇÃO, FECHANDO-SE ÀS OBRAS DO AMOR FRATERNO, É O PRÓPRIO HOMEM QUE SE CONDENA, SUBTRAINDO-SE, EM SUA LIBERDADE, AO AMOR E À SALVAÇÃO QUE A MISERICÓRDIA DO SENHOR NÃO CESSA DE OFERECER-LHE.
O HOMEM SE EXCLUI DA SALVAÇÃO E ESCOLHE A CONDENAÇÃO COMO CAMINHO QUANDO SE FECHA AO OUTRO OU AO PRÓPRIO DEUS. ESTE OUTRO É O POBRE, O CARENTE O ESMAGADO SOB QUALQUER ESPÉCIE DE INDIGÊNCIA EM CUJO ROSTO O PRÓPRIO DEUS SE PROPÕE AO AMOR, AO ACOLHIMENTO.
ILUSTRAM AS PASSAGENS DO JUÍZO, AQUELES QUE, SATANICAMENTE, TRANSFORMAM NUM INFERNO A VIDA DE SEUS SEMELHANTES. NÃO ESTARÃO ELES CONSTRUINDO PARA SI PRÓPRIOS UM INFERNO ETERNO? NÃO SERÁ, REALMENTE, O INFERNO, UMA “NECESSIDADE” PARA QUE A JUSTIÇA, DE FATO SE FAÇA?
OS POBRES SÃO ESPOLIADOS NOS SEUS DIREITOS MAIS ELEMENTARES DESDE O NASCIMENTO, OPRIMIDOS E ESMAGADOS NAS SUAS ASPIRAÇÕES MAIS FUNDAMENTAIS, O POVO EXPERIMENTA, CONSTANTE E DURANTE, O PESO DA OPRESSÃO E DA INJUSTIÇA SOBRE SUA VIDA.
A NÃO PERSPECTIVA DE AMANHÃ E DE MELHORA, O VIVER EMBRUTECIDO E DEVORADO PELA NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA COMER E REPOR AS ENERGIAS A FIM DE NOVAMENTE GASTÁ-LAS INTEIRAS NUM TRABALHO QUE VAI ENRIQUECER E SATISFAZER A OUTROS, CONSTITUEM UMA EXPERIÊNCIA QUE SE PODERIA CHAMAR DE “INFERNAL”.
EXPERIÊNCIA ESTA QUE VAI ORIGINAR, ENTÃO, A ESPERANÇA PROFUNDA DE QUE DEUS NÃO ABANDONARÁ SEU POVO PARA SEMPRE. ESSA VIDA DESUMANA E “INFERNAL” NÃO PODE SER ETERNA.
ORA, ASSIM COMO ESSES QUE HOJE PENAM E GEMEM SOB O FARDO SERÃO RECOMPENSADOS E ALIVIADOS, ASSIM TAMBÉM, OS RESPONSÁVEIS POR TODO ESSE SOFRIMENTO DE TANTOS, OS CRIADORES DESSAS ESTRUTURAS QUE ESMAGAM E OPRIMEM, EXPERIMENTARÃO TAMBÉM, “INFERNALMENTE”, OS MESMOS TORMENTOS QUE INFLIGIRAM AOS OUTROS.
PERGUNTA-SE: DIANTE DE TODAS AS INJUSTIÇAS QUE SE COMETEM DIARIAMENTE CONTRA MILHARES DE SERES HUMANOS, PODERÁ DEUS FICAR IMPASSÍVEL?
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- LIBÂNIO, JOÃO B; E BINGEMER, MARIA CLARA, ESCATOLOGIA CRISTÃ, 3ª. EDIÇÃO PETRÓPLIS 1996
- BLANK, RENOLD J., ESCATOLOGIA DA PESSOA – VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO - S.P.- PAULUS 2000
1.- ACRISOLANDO O OURO DA FÉ CRISTÃ (MT 28,18; FL 2, 7-8; SL 71) DEMOLINDO A FIGURA DO DEMÔNIO NA CABEÇA DOS CRENTES RECONSTRUINDO A IMAGEM DE CRISTO NO CORAÇÃO DOS CRISTÃOS FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA (MATEUS 28:18): “JESUS, APROXIMANDO-SE, DELES – Os DISCÍPULOS, FALOU-LHES, DIZENDO: “TODO PODER FOI ME DADO NO CÉU E SOBRE A TERRA, IDE, PORTANTO, E FAZEI QUE TODAS AS NAÇÕES SE TORNEM DISCÍPULAS, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-AS A OBSERVAR TUDO QUANTO VOS ORDENEI. E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!” FL 2:6-11: “QUE (JESUS), SENDO EM FORMA DE DEUS, NÃO TEVE POR USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS, MAS ESVAZIOU-SE, A SI MESMO, TOMANDO A FORMA DE SERVO, FAZENDO-SE SEMELHANTE AOS HOMENS; E, ACHADO NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, SENDO OBEDIENTE ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ. POR ISSO, TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBERANAMENTE, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS ...
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