2.7.23 PEDRO E PAULO; AT 12,1-11; SL33; 2TM 4,6-8.17-18; MT 16,13-19
VAI MEU POVO
VAI, MEU POVO, FALAR DO MEU AMOR,
SÊ ESPELHO DO CÉU PARA AS NAÇÕES,
NOS CAMINHOS TERÁS O MEU FULGOR
E NA DOR MINHA PAZ NOS CORAÇÕES!
IGREJA SANTA E MISSIONÁRIA,
OS TEUS CAMINHOS EU ANTES PALMILHEI,
AO CÉU UNIDA, E SOLIDÁRIA,
MAIS, SEMPRE MAIS, COLHERÁS O QUE EU PLANTEI!
NO DESERTO SEM FONTES, SÊ ALENTO
E SINAL DA ESPERANÇA QUE NASCEU,
SE DO PAI SOU ETERNO SACRAMENTO,
TE TORNEI REDENTOR, Ó POVO MEU!
PODE AQUI TODA LUZ ENTÃO MORRER,
SEMPRE MAIS VÃO BRILHAR OS SONHOS TEUS,
NOVO DIA VERÁS AMANHECER
NO MISTÉRIO SUBLIME DE TEU DEUS!
BOM DIA POVO DE DEUS?... CONFIRMA SÃO PEDRO: 1 PEDRO 2:9-10: “VOCÊS, PORÉM, SÃO GERAÇÃO ELEITA, SACERDÓCIO REAL, NAÇÃO SANTA, POVO EXCLUSIVO DE DEUS, PARA ANUNCIAR AS GRANDEZAS DAQUELE QUE OS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ. ANTES VOCÊS NEM SEQUER ERAM POVO, MAS AGORA SÃO POVO DE DEUS; NÃO HAVIAM RECEBIDO MISERICÓRDIA, MAS AGORA A RECEBERAM”
BENVINDOS/AS A ESTA CELEBRAÇÃO DE LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS.
EM NOME DO PAI...
HOMILIA:
HOJE, NUMA SÓ FESTA, CELEBRAMOS O MARTÍRIO DOS DOIS APÓSTOLOS. NA REALIDADE, OS DOIS ERAM COMO UM SÓ. EMBORA TENHAM SIDO MARTIRIZADOS EM DIAS DIFERENTES, DERAM O MESMO TESTEMUNHO. PEDRO FOI À FRENTE; PAULO O SEGUIU. CELEBRAMOS O DIA FESTIVO CONSAGRADO PARA NÓS PELO SANGUE DOS APÓSTOLOS. AMEMOS A FÉ, A VIDA, OS TRABALHOS, OS SOFRIMENTOS, OS TESTEMUNHOS E AS PREGAÇÕES DESTES DOIS APÓSTOLOS”. SIMÃO, FILHO DE JONAS E IRMÃO DE ANDRÉ, FOI O PRIMEIRO ENTRE OS DISCÍPULOS A CONFESSAR QUE JESUS ERA O CRISTO, FILHO DE DEUS VIVO, POR QUEM FOI CHAMADO PEDRO.
PAULO, O APÓSTOLO DOS GENTIOS, PREGOU CRISTO CRUCIFICADO AOS JUDEUS E AOS GREGOS. AMBOS, NA FÉ E NO AMOR DE JESUS CRISTO, ANUNCIARAM O EVANGELHO NA CIDADE DE ROMA E MORRERAM MÁRTIRES SOB REINADO DE NERO QUE, NO ANO 64, INICIOU A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS.
PEDRO, SEGUNDO A TRADIÇÃO, FOI CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO E SEPULTADO NO VATICANO, JUNTO À VIA TRIUNFAL; PAULO MORREU AO FIO DA ESPADA E FOI SEPULTADO JUNTO À VIA OSTIENSE. O TRIUNFO DOS DOIS APÓSTOLOS É CELEBRADO NESTE DIA COM IGUAL HONRA E VENERAÇÃO EM TODO O ORBE DA TERRA”.
1.- PAULO, ANTES DE SUA CONVERSÃO SE CHAMAVA SAULO. NASCEU EM TARSO, NA PROVÍNCIA ROMANA DA CÍLICIA. ERA DA TRIBO DE BENJAMIM. FOI EDUCADO NOS RÍGIDOS PRINCÍPIOS DOS FARISEUS. POSSUÍA O VALIOSO PRIVILÉGIO DE SER CIDADÃO ROMANO. TIRAVA SEU SUSTENTO DA FABRICAÇÃO DE TENDAS. DEPOIS QUE “CAIU DO CAVALO”, NO CAMINHO DE DAMASCO, RETIROU-SE PARA O DESERTO, ONDE SE PREPAROU PARA SUA GRANDE MISSÃO. CHAMADO POR BARNABÉ, ENVOLVEU-SE NA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA EM ANTIOQUIA. ALI, DURANTE UMA CELEBRAÇÃO, ELE E BARNABÉ FORAM ENVIADOS EM MISSÃO. DEPOIS DE FUNDAR AS IGREJAS CONTINUAVA A ORIENTÁ-LAS ATRAVÉS DE CARTAS QUE NOS PERMITEM PENETRAR NOS SEGREDOS DE SUA GRANDE ALMA. ELE É REALMENTE UM DOS GRANDES NO REINO DO CÉU.
OS EVANGELHOS CONTAM-NOS EM BREVES LINHAS A HERODES ANTIPAS NASCEU ANO 20 A.C. SUA MÃE, A SAMARITANA MALTACE, ERA UMA DAS DEZ ESPOSAS DE SEU PAI. POR TANTO, POR PARTE DE MÃE, ANTIPAS TINHA ORIGEM SAMARITANA, E POR PARTE DE PAI TINHA ORIGEM EDOMITA. HERODES O GRANDE DEIXOU EM TESTAMENTO A DIVISÃO DE SEU REINO ENTRE TRÊS DE SEUS FILHOS. HERODES ANTIPAS, HERODES FILIPE E ARQUELAU.
VOCAÇÃO DE SIMÃO PEDRO. SEU IRMÃO ANDRÉ, DEPOIS DE PASSAR UM CERTO TEMPO COM JESUS, ENCONTRA-SE COM SIMÃO E ANUNCIA-LHE: “ENCONTRAMOS O CRISTO”. EM SEGUIDA, LEVA-O ATÉ JESUS QUE, OLHANDO PARA ELE, DIZ: “TU ÉS SIMÃO, FILHO DE JOÃO. TU TE CHAMARÁS CEFAS! – QUE QUER DIZER PEDRO” (JO 1,40-42). MAIS TARDE, AO CONFIAR-LHE O MINISTÉRIO DE “LIGAR E DESLIGAR”, DISSE: “TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA” (MT 16,18). A PALAVRA CEFAS OU PEDRO, ALÉM DE ROCHA DURA, SIGNIFICA TAMBÉM ROCHEDO ESCAVADO E ABOBADADO, COMO UMA GRUTA ROCHOSA QUE SERVE DE DESCANSO, REFÚGIO E ABRIGO, AOS FUGITIVOS EM ÉPOCA DE INVASÕES, GUERRAS E PERSEGUIÇÕES. SERVE TAMBÉM PARA ABRIGAR OS POBRES QUE VIVEM AO RELENTO.
DOIS MODELOS DE IGREJA:
“TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA...”
A) HIERÁRQUICO, CONSTANTINO SEC. XIII A.C. EDITO DE MILÃO, RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO, IGREJA SOCIEDADE PERFEITA DIANTE DA SOCIEDADE CIVIL, MÚTUOS DIREITOS DE INVESTIDURA: DO IMPERADOR PELO PAPA E DOS BISPOS PELOS PRÍNCIPES FEUDAIS.
ESTE MODELO DE IGREJA ERA ENTENDIDO COMO SOCIEDADE DE DESIGUAIS (CLÉRIGOS E LEIGOS). MAS COEXISTIA OUTRO MODELO MAIS EVANGÉLICO ALENTADO POR MUITOS CRISTÃOS, TEÓLOGO, SANTOS, MÍSTICOS E CARISMÁTICOS COMO, POR EXEMPLO SÃO FRANCISCIO DE ASSIS.
B) COMUNHÃO ESTA ECLESIOLOGIA SE CONSAGROU A PARTIR DO CONC. VAT. II (1962 – 1965). ESTE MODELO SE EXPLICA A PARTIR DA COMUNHÃO (“KOINONIA). CUJOS TRAÇOS FUNDAMENTAIS PODEM SER SINTETIZADOS NESTES:
1. IGREJA COMUNIDADE DE IRMÃOS IGUAIS ENTRE SI.; EMBORA COM SERVIÇOS E CARISMAS DIVERSIFICADOS ENTRE SI.
2. A COMUNIDADE É QUE TEM O PROTAGONISMO, POIS TUDO DEVE ESTAR A SERVIÇO DA COMUNHÃO FRATERNA, INCLUSIVE A PRÓPRIA AUTORIDADE NA IGREJA. O PAPA SE DEFINE SERVIDOR DOS QUE SERVEM A DEUS (MT 20,25-27).
3. A COMUNIDADE LOCAL É O LUGAR CONCRETO DA EXPERIÊNCIA COMUM DA FÉ ECLESIAL PELOS CRENTES. PORTANTO, É A PARTIR DA IGREJA LOCAL QUE SE DEVE ENTENDER A IGREJA UNIVERSAL COMO COMUNHÃO TAMBÉ,
PORQUE SÃO PEDRO FOI O PRIMEIRO PAPA, A IGREJA PASSOU A CELEBRAR, NO DIA DE SUA FESTA, O DIA DO PAPA.
FRANCISCO, NOSSO ATUAL PAPA, TEM EXERCIDO DE FORMA BRILHANTE O SEU MINISTÉRIO PETRINO. TEM SIDO UM REFÚGIO E UM ABRIGO SEGURO PARA TODOS NÓS. LEMBREMOS APENAS TRÊS EXEMPLOS: 1) OS MORADORES DE RUA, EM ROMA AGORA TÊM BANHEIROS, CHUVEIROS E LAVANDERIAS PARA CUIDAR DE SUA HIGIENE PESSOAL;
2) OS MIGRANTES E REFUGIADOS TÊM NA PESSOA DO PAPA FRANCISCO SEU GRANDE ALIADO. SUAS IDAS À ILHA DE LAMPEDUSA, LOGO NO INÍCIO DE SEU PONTIFICADO E MAIS TARDE, À ILHA DE LESBOS NÃO PRECISAM DE COMENTÁRIOS;
3) OS ENCONTROS MUNDIAIS QUE ELE TEM PROMOVIDO COM OS LÍDERES DOS MOVIMENTOS POPULARES SÃO OUTRO GRANDE SINAL DE SUA PREOCUPAÇÃO EM ACOLHER E ABRIGAR OS POBRES QUE VIVEM AO RELENTO. NUM DESSES ENCONTROS AFIRMOU COM MUITA ÊNFASE: “NENHUMA FAMÍLIA SEM CASA, NENHUM CAMPONÊS SEM TERRA, NENHUM TRABALHADOR SEM DIREITOS, NENHUMA PESSOA SEM A DIGNIDADE QUE O TRABALHO DÁ”.
REZEMOS PELO NOSSO PAPA PARA QUE TENHA LONGA VIDA E CONTINUE A SER O QUE TEM SIDO: DEFENSOR DOS
1.- ACRISOLANDO O OURO DA FÉ CRISTÃ (MT 28,18; FL 2, 7-8; SL 71) DEMOLINDO A FIGURA DO DEMÔNIO NA CABEÇA DOS CRENTES RECONSTRUINDO A IMAGEM DE CRISTO NO CORAÇÃO DOS CRISTÃOS FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA (MATEUS 28:18): “JESUS, APROXIMANDO-SE, DELES – Os DISCÍPULOS, FALOU-LHES, DIZENDO: “TODO PODER FOI ME DADO NO CÉU E SOBRE A TERRA, IDE, PORTANTO, E FAZEI QUE TODAS AS NAÇÕES SE TORNEM DISCÍPULAS, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-AS A OBSERVAR TUDO QUANTO VOS ORDENEI. E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!” FL 2:6-11: “QUE (JESUS), SENDO EM FORMA DE DEUS, NÃO TEVE POR USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS, MAS ESVAZIOU-SE, A SI MESMO, TOMANDO A FORMA DE SERVO, FAZENDO-SE SEMELHANTE AOS HOMENS; E, ACHADO NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, SENDO OBEDIENTE ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ. POR ISSO, TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBERANAMENTE, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS ...
Comentários
Postar um comentário