DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (1)
ACRISOLANDO O OURO DA FÉ CRISTÃ
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DA CNBB
INTRODUÇÃO À DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (D.S.I.) É UM CONJUNTO DE PRONUNCIAMENTOS, ESCRITOS E MENSAGENS QUE CONSTITUEM E COMPÕEM O PENSAMENTO DO MAGISTÉRIO CATÓLICO A RESPEITO DA CHAMADA “QUESTÃO SOCIAL”.
A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA SE OCUPA DA PESSOA HUMANA COMO UM TODO, INTEGRALMENTE, CORPO E ALMA. CONSIDERA CADA PESSOA, UM CIDADÃO DA TERRA E DO CÉU, PORTADOR DE VALORES TEMPORAIS E TERRENOS, MAS TAMBÉM DE VALORES ESPIRITUAIS E TRANSCENDENTES.
PARA SALVAGUARDAR A REALIZAÇÃO PLENA DESSES VALORES, A IGREJA RECOMENDA A TODAS AS PESSOAS, HOMENS E MULHERES, UM RELACIONAMENTO RESPEITOSO, SOLIDÁRIO, E DE MÚTUA AJUDA. E, CONDENA, ENERGICAMENTE, TODO ESTILO DE VIDA FECHADO, ISOLADO E INDIVIDUALISTA.
EXISTE UM VÍNCULO PROFUNDO ENTRE A EVANGELIZAÇÃO E A PROMOÇÃO DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA. NÃO HÁ UMA VERDADEIRA EVANGELIZAÇÃO SEM UM COMPROMISSO DE CONVERSÃO E TRANSFORMAÇÃO NA ORDEM SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA.
EXTASIADO DIANTE DA OBRA PRIMA DE DEUS, O SALMISTA INTERROGA:
SENHOR! QUE É O HOMEM, PARA QUE COM ELE TE IMPORTES?
E O FILHO DO HOMEM, PARA QUE COM ELE TE PREOCUPES? TU O FIZESTE UM POUCO MENOR DO QUE OS SERES CELESTIAIS E O COROASTE DE GLÓRIA E DE HONRA. TU O FIZESTE DOMINAR AS OBRAS DAS TUAS MÃOS; SOB OS SEUS PÉS TUDO PUSESTE: TODOS OS REBANHOS E MANADAS, E ATÉ OS ANIMAIS SELVAGENS, AS AVES DO CÉU, OS PEIXES DO MAR E TUDO O QUE PERCORRE AS VEREDAS DOS MARES. SENHOR, SENHOR NOSSO, COMO É MAJESTOSO O TEU NOME EM TODA A TERRA! SALMO 8:4-10
ESSE É O HOMEM QUE DEUS CRIOU À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, E O COLOCOU NO CENTRO E ACIMA DE TODAS AS CRIATURAS DO UNIVERSO. ESSE É O HOMEM REDIMIDO PELO SANGUE DO PRÓPRIO FILHO DE DEUS.
NÃO OBSTANTE TODOS ESSES PRIVILÉGIOS, ESSE HOMEM É VÍTIMA DE CONSTANTES AGRESSÕES FÍSICAS, MORAIS E ESPIRITUAIS ATÉ AO PONTO EXTREMO DE PERMITIR QUE LHE ARRANQUE VIOLENTAMENTE A PRÓPRIA VIDA. ESSE HOMEM CLAMA EM ALTA VOZ POR SOCORRO E JUSTIÇA.
A IGREJA, QUAL MÃE SOLÍCITA DEBRUÇA SOBRE SEUS FILHOS PARA OUVI-LOS E LEVAR-LHES CONSOLO E SOCORRO. ESCUTANDO E CONSOLANDO SEMPRE À ESCUTA PARA SOCORRER SEUS FILHOS NECESSITADOS. ESSE SOCORRO DEVE CONTEMPLAR A PESSOA TODA, CORPO E ALMA, AQUI E AGORA.
A RESPEITO DA JUSTIÇA NO MUNDO ASSIM EXPRESSAM OS BISPOS NO SÍNODO DE 1971 SOBRE A JUSTIÇA NO MUNDO: “A MISSÃO DE PREGAR O EVANGELHO REQUER, NOS TEMPOS QUE CORREM QUE NOS COMPROMETAMOS EM ORDEM À LIBERTAÇÃO INTEGRAL DO HOMEM, JÁ DESDE AGORA NA SUA EXISTÊNCIA TERRENA”. “SE, EFETIVAMENTE, A MENSAGEM CRISTÃ SOBRE O AMOR E A JUSTIÇA NÃO MOSTRAR SUA EFICÁCIA NA AÇÃO PELA JUSTIÇA NO MUNDO, MUITO DIFICILMENTE ELA SERÁ ACEITÁVEL PARA OS HOMENS DO NOSSO TEMPO”.
AMÉM? AMÉM, AMÉM!
1.- ACRISOLANDO O OURO DA FÉ CRISTÃ (MT 28,18; FL 2, 7-8; SL 71) DEMOLINDO A FIGURA DO DEMÔNIO NA CABEÇA DOS CRENTES RECONSTRUINDO A IMAGEM DE CRISTO NO CORAÇÃO DOS CRISTÃOS FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA (MATEUS 28:18): “JESUS, APROXIMANDO-SE, DELES – Os DISCÍPULOS, FALOU-LHES, DIZENDO: “TODO PODER FOI ME DADO NO CÉU E SOBRE A TERRA, IDE, PORTANTO, E FAZEI QUE TODAS AS NAÇÕES SE TORNEM DISCÍPULAS, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO E ENSINANDO-AS A OBSERVAR TUDO QUANTO VOS ORDENEI. E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!” FL 2:6-11: “QUE (JESUS), SENDO EM FORMA DE DEUS, NÃO TEVE POR USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS, MAS ESVAZIOU-SE, A SI MESMO, TOMANDO A FORMA DE SERVO, FAZENDO-SE SEMELHANTE AOS HOMENS; E, ACHADO NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, SENDO OBEDIENTE ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ. POR ISSO, TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBERANAMENTE, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS ...
Comentários
Postar um comentário